quarta-feira, 13 de maio de 2009

UEM está entre as melhores no Webometrics

Noticia publicada na pagina da UEM em 13 de maio de 2009
http://www.uem.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1218&Itemid=1

A UEM está entre as melhores universidades no Webometrics. No Paraná é a segunda colocada; no Brasil, ocupa a 27ª colocação; na América Latina, a 65ª classificação, e é a 1415ª posição, entre 15 mil instituições do mundo. O Webometrics é um indicador que mede o impacto dos trabalhos científicos na web, o tamanho (número de páginas recuperadas por quatro sites de busca), a visibilidade das páginas das instituições (número de acessos externos), os arquivos ricos (após avaliação da relevância da atividade acadêmica e de publicações, é considerado o volume de diferentes formatos de arquivos) e Google Scholar (número de publicações e citações). É feito em janeiro e julho.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilson Evelázio de Souza, comemora a boa classificação da UEM e diz que a posição deve ser melhorada na medida em que a UEM tem buscado colocar mais dissertações, teses e trabalhos na rede. “Quanto mais arquivos, mais visitas e mais visibilidade”. Souza aponta que outro passo para melhorar a classificação é investir na página da UEM, inserindo o conteúdo em inglês e espanhol.
Entre as 50 melhores, 43 são norte-americanas. A Universidade de São Paulo foi a primeira colocada brasileira, a segunda na América Latina e a 87º no mundo. A Universidade Federal do Paraná ocupa a 10ª posição no Brasil, a 17ª na AL e a 601ª no mundo. A classificação pode ser vista no site
http://www.webometrics.info/rank_by_country.asp?country=br.

Nenhum comentário:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Coordenador: Prof. Dr. Eraldo Schunk

Vice-coordenadora: Msc. Ângela Marconi

APRESENTAÇÃO

O Bacharelado em Estatística da Universidade Estadual de Maringá – UEM foi criado em 15/12/1999, através da Resolução nº 162/99-CEP, Em março de 2004, formou-se a primeira turma do curso de Graduação em Estatística – Habilitação Bacharelado. Atualmente, o Curso de Graduação em Bacharelado em Estatística da UEM é integral (vespertino e noturno) e tem duração regular de 4 anos.

No Brasil, a profissão de Estatístico foi reconhecida em 15/07/1965, pela Lei 4739, tendo a profissão sido organizada através do Conselho Federal de Estatística e dos Conselhos Regionais. Além da organização legal e sindical, os estatísticos estão ainda agrupados em Sociedades Científicas que promovem encontros, congressos e que são também encarregados da divulgação de pesquisas e resultados na área de estatística.

Para se tornar um estatístico é necessário dominar uma série de disciplinas nas áreas de matemática, probabilidade, estatística e computação. Além, disso é necessário freqüentar as aulas prática feitas no Laboratório de Estatística do Departamento, cuja função é dar assessoria a projetos de pesquisas nas diversas áreas.

A profissão do Estatístico exige criatividade, boa base matemática, habilidade no uso de "softwares" e muita capacidade de interação com profissionais de outras áreas, já que freqüentemente o estatístico terá que trabalhar em áreas do conhecimento com as quais muitas vezes ele não manteve contato anteriormente. A Estatística é, por isso, uma profissão de desafio fascinante com mercado de trabalho em contínua expansão.

O Estatístico é requisitado pelas mais diversas instituições: Indústrias, Instituições públicas, Hospitais e instituições de pesquisa médica, Empresas de pesquisa de opinião e mercado, Bancos e companhias de seguro, etc.

Pretendemos com o ESPAÇO FISHER oportunizar a todos os interessados na ciência estatística, um ambiente de discussão, informação e divulgação da ciência estatística. Com isso acreditamos que este espaço é mais um veículo a serviço da formação de estudantes com visão critica e aprofundada da ciência estatística. Esperamos que este espaço seja aproveitado para discutirmos e aprofundarmos nossos conhecimentos sobre os temas e assuntos abordados em nosso curso. Esperamos receber indicações de links, artigos, crônicas, e-books, críticas, dicas de eventos, enfim toda informação que julgarem ser interessante para melhorar nossa formação. Vamos estreitar os laços de cooperação e estimular discussões sobre os temas: ciência estatística, epistemologia do método estatístico, ... Sejam bem-vindos ao nosso blog.

A coordenação do Curso desde já agradece sua participação.

Sejam bem-vindos!