
Está para ser votado no COU, talvez isto ocorra esta semana, a votação que tem por finalidade deliberar a respeito do recurso, que requer VOTO PARITÁRIO entre professores, técnicos e alunos nas eleições para reitor e vice-reitor da UEM. Visando contribuir com a política de desenvolvimento da UEM e informar a comunidade acadêmica a respeito das discussões e decisões que podem mudar significativamente os rumos de nossa universidade, O DES e ADUEM tomaram a iniciativa de realizar uma pesquisa, com vistas a levantar informações que possam servir de subsídios para esclarecer e democratizar a discussão sobre este tema. Veja a seguir a síntese dos resultados da pesquisa realizada nos dias 17 e 18 de setembro.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Dados colhidos em 30 e 31 de agosto de 2008. Ouvidas 267 pessoas. Entrevistas pessoais; abordagem aleatória; questionários estruturados junto à amostra definida da população (N=1082). Utilizou-se uma Amostra Aleatória Estratificada por Centro de ensino/Setor/Divisão. Universo: docentes efetivos da UEM. Amostra: não-probabilística, por cotas proporcionais ao número de docentes de cada departamento/órgão. Foram considerados elegíveis os docentes afastados para pós-graduação (n=77), em disposição (n=24) e temporários (n=257). No CCS houve problemas na coleta de dados no DEN e DME. No DEN fomos impedidos de coletar os dados, pois foi exigido autorização do COPEP e no DME, embora a chefe tivesses sido comunicada, sobre a importância da pesquisa, só foi possível coletar 50% da cota destinada a esse departamento. No CTC houve problemas de coleta no DEQ, pois a maioria dos docentes estava em viagem participando de um congresso na área. Portanto esses três departamentos estão sub-representados na amostra. Quanto aos questionários enviados por e-mail para os campus de Goioêre, Umuarama e Cianorte (aproximadamente 60 questionários), até o fim da coleta só retornou um (1), este foi desconsiderado.
RESULTADOS
No geral, 138 (51,88%), entrevistados afirmam que o critério de ponderação dos votos (70, 15, 15) é “muito justo ou justo”, ou seja, têm uma visão positiva do sistema. Grande parte, 110 (46,41%), dos docentes é favorável à manutenção do atual critério, ou seja, 70%, 15% e 15%. Aparecem ainda 11,81% dos entrevistados que sugerem um peso 50% no voto dos docentes e 8,66% que sugerem uma ponderação de 40% ou 60% para os votos dos professores. O CTC, com 68,97% dos docentes favoráveis, é o centro de ensino mais definido, quanto à manutenção do atual critério.
O sexo feminino apresenta ligeira diferença para mais em relação ao sexo masculino, quanto à manutenção do atual sistema, mas ambos os concordam em, aproximadamente 45%, pela manutenção do atual sistema. No geral, à medida que diminui a faixa etária dos entrevistados, a tendência é observar opinião favorável à manutenção do atual sistema.
Mais da metade (54,41%) do professores na faixa etária de 25 a 40 anos é favorável à manutenção do atual sistema. Para 51,38% dos professores T40 e 52,4% dos professores TIDE, o atual sistema de ponderação dos votos é positivo.
Responsável técnico: Prof. Dr Eraldo Schunk –CONRE:8110-A 3ª Região
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