quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Entrevista com Prof. Marcos Nascimento Magalhães


Entrevista cedida no XX Encontro Nacional dos estudantes de Estatística - XX ENESTE realizado entre os dias 10 e 13 de Setembro, sediado pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.
O Professor Dr. Marcos Magalhães Nascimento esteve participando como palestrante do XX ENESTE-2009. Pesquisador da USP e grande entusiasta do ensino da Estatística no Brasil cedeu com exclusividade esta entrevista ao Professor Dr. Eraldo Schunk, coordenador do Bacharelado em Estatística da UEM.

Curriculum Vitae
Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1975). Mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1980). Doutorado em Industrial Engeneering and Operation Research pela Virginia Polytechnic Institute and State University (1988). Pós-doutorado pela University of Canterbury (1995) e Pós-doutorado pela University of Mississipi (1999). Atualmente é PROFESSOR MS-5 da Universidade de São Paulo e Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com enfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Changgover Times, Departure Process , Markov Renewal Queve.


Eraldo: Como e quando surgiu seu interesse pela estatística?
Marcos: Gostei muito das disciplinas que fiz na graduação (Licenciatura em Matemática).

Eraldo: Quais matérias o Senhor mais gostava na universidade?
Marcos: Disciplinas de Estatística e Probabilidade, Fundamentos de Matemática, Teoria dos conjuntos e as dadas pela Faculdade de Educação (Didática e Prática de Ensino).
Eraldo: Ao olhar para trás, o Senhor percebe que poderia fazer o curso de maneira diferente?
Marcos: Talvez um pouco mais de dedicação aos estudos.

Eraldo: Como o Senhor foi parar nas áreas de Probabilidade Aplicada e Teoria das Filas e Educação Estatística?
Marcos: Na área de Probabilidade e Teoria das Filas me interessei durante os primeiros cursos de pós. Na área de Educação Estatística fui motivado pela prática de professor durante muito anos.

Eraldo: O Senhor escolheria esta área novamente caso tivesse a oportunidade de mudar?
Marcos: A resposta é sim para as duas áreas acima.

Eraldo: Estas áreas são promissoras?
Marcos: Promissoras no sentido de problemas relevantes e importantes para a sociedade.

Eraldo: Nesta área é preciso dar continuidade aos estudos?
Marcos: Continuar os estudos é algo indispensável em todas as áreas e aqui não é diferente.

Eraldo: Os recém-formados vão encontrar pelo caminho um mercado diferente do seu?
Marcos: Certamente.

Eraldo: Quais são os conselhos que o Senhor deixa para os novos profissionais?
Marcos: A dedicação é peça fundamental na carreira. É preciso evitar o imediatismo que apenas enxerga os benefícios de curto prazo.

Professor, muito obrigado!
Por nada!

Nenhum comentário:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Coordenador: Prof. Dr. Eraldo Schunk

Vice-coordenadora: Msc. Ângela Marconi

APRESENTAÇÃO

O Bacharelado em Estatística da Universidade Estadual de Maringá – UEM foi criado em 15/12/1999, através da Resolução nº 162/99-CEP, Em março de 2004, formou-se a primeira turma do curso de Graduação em Estatística – Habilitação Bacharelado. Atualmente, o Curso de Graduação em Bacharelado em Estatística da UEM é integral (vespertino e noturno) e tem duração regular de 4 anos.

No Brasil, a profissão de Estatístico foi reconhecida em 15/07/1965, pela Lei 4739, tendo a profissão sido organizada através do Conselho Federal de Estatística e dos Conselhos Regionais. Além da organização legal e sindical, os estatísticos estão ainda agrupados em Sociedades Científicas que promovem encontros, congressos e que são também encarregados da divulgação de pesquisas e resultados na área de estatística.

Para se tornar um estatístico é necessário dominar uma série de disciplinas nas áreas de matemática, probabilidade, estatística e computação. Além, disso é necessário freqüentar as aulas prática feitas no Laboratório de Estatística do Departamento, cuja função é dar assessoria a projetos de pesquisas nas diversas áreas.

A profissão do Estatístico exige criatividade, boa base matemática, habilidade no uso de "softwares" e muita capacidade de interação com profissionais de outras áreas, já que freqüentemente o estatístico terá que trabalhar em áreas do conhecimento com as quais muitas vezes ele não manteve contato anteriormente. A Estatística é, por isso, uma profissão de desafio fascinante com mercado de trabalho em contínua expansão.

O Estatístico é requisitado pelas mais diversas instituições: Indústrias, Instituições públicas, Hospitais e instituições de pesquisa médica, Empresas de pesquisa de opinião e mercado, Bancos e companhias de seguro, etc.

Pretendemos com o ESPAÇO FISHER oportunizar a todos os interessados na ciência estatística, um ambiente de discussão, informação e divulgação da ciência estatística. Com isso acreditamos que este espaço é mais um veículo a serviço da formação de estudantes com visão critica e aprofundada da ciência estatística. Esperamos que este espaço seja aproveitado para discutirmos e aprofundarmos nossos conhecimentos sobre os temas e assuntos abordados em nosso curso. Esperamos receber indicações de links, artigos, crônicas, e-books, críticas, dicas de eventos, enfim toda informação que julgarem ser interessante para melhorar nossa formação. Vamos estreitar os laços de cooperação e estimular discussões sobre os temas: ciência estatística, epistemologia do método estatístico, ... Sejam bem-vindos ao nosso blog.

A coordenação do Curso desde já agradece sua participação.

Sejam bem-vindos!