segunda-feira, 2 de março de 2009

COMUNICADO DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

Interessados: calouros dos cursos de Estatística, Física, Matemática, Química e Ciências da Universidade Estadual de Maringá.

Prezados calouros,

É com muita alegria que damos as boas vindas a todos neste início de atividades do ano letivo de 2009. Chamamos sua atenção para uma boa novidade neste início dos cursos do CCE: Estamos implementando, para os cinco cursos citados acima, o programa denominado “Programa de Integração das Ciências Exatas (PICE)” que tem o objetivo de fornecer subsídios, aos alunos ingressantes, para facilitar e tornar estimulante a transição do nível médio para este novo e fascinante mundo, o de realizar um curso superior na área de ciências exatas em uma das melhores Universidades do Brasil.

Este programa será detalhado ao longo da semana em visitas às salas de aula. Adiantamos aqui as primeiras atividades do PICE:

1. Curso de Matemática Básica
O objetivo deste curso é contribuir para um melhor aproveitamento, nas disciplinas obrigatórias a serem cursadas no 1˚ ano. Serão abordados os tópicos principais da matemática básica, com oferecimento de uma apostila com os principais tópicos desta matéria. A duração deste curso será de 3 semanas, com início em 10/03/09.

Para permitir que todos possam participar, estamos oferecendo 3 turmas, em horários diferentes, como segue:

Turma I - terças e quintas-feiras: 17:45 - 19:00 horas
Turma II - quartas e sextas-feiras: 17:45 - 19:00 horas
Turma III - sábados: 14:00 - 16:45 horas.
Local: Anfiteatro Professor Aderbal - no Bloco F-67.

2. Atividades de apoio para as disciplinas de Cálculo I, Geometria Analítica e Física I
Estas atividades serão iniciadas após o término do Curso de Matemática Básica, e serão oferecidas nos mesmos horários descritos acima, ao longo do ano de 2009. Além dessas atividades iniciais, informamos ainda que dentro do programa PICE haverá uma plataforma na internet com informações sobre as disciplinas dos cursos, tais como listas de exercícios, vídeos de aulas gravadas, animações, além de espaço para Fórum de debates e “chats” (sobre temas relacionados ao curso).

Estes primeiros informes têm o objetivo de demonstrar que estamos empenhados em fornecer as condições necessárias para vocês aproveitarem esta oportunidade ímpar de realizar um excelente curso superior e assim terem muito sucesso na carreira que estão abraçando. Chamamos sua atenção para um ponto extremamente importante: Há uma falta muito grande de profissionais no Brasil em todas as profissões ligadas aos cursos de nossa área de ciências exatas (Estatística, Física, Matemática, Química e Ciências). Isto significa que vocês fizeram uma excelente escolha. É muito importante então que estejam atentos e aproveitem todos os mecanismos de apoio que serão oferecidos.

IMPORTANTE: Por favor, preencham a ficha em anexo e informem sua preferência de horário para o curso de matemática básica. Depois de preenchido, enviem para o e-mail:
PICECCE@yahoo.com

Você poderá ainda obter mais informações e fazer sua inscrição nesta terça feira (03/03) a partir das 17:30 horas no saguão do Bloco F-67 onde estaremos recepcionando os calouros do CCE.

Direção do Centro de Ciências Exatas (CCE)
Maringá
, 01/03/2009.

Nenhum comentário:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Coordenador: Prof. Dr. Eraldo Schunk

Vice-coordenadora: Msc. Ângela Marconi

APRESENTAÇÃO

O Bacharelado em Estatística da Universidade Estadual de Maringá – UEM foi criado em 15/12/1999, através da Resolução nº 162/99-CEP, Em março de 2004, formou-se a primeira turma do curso de Graduação em Estatística – Habilitação Bacharelado. Atualmente, o Curso de Graduação em Bacharelado em Estatística da UEM é integral (vespertino e noturno) e tem duração regular de 4 anos.

No Brasil, a profissão de Estatístico foi reconhecida em 15/07/1965, pela Lei 4739, tendo a profissão sido organizada através do Conselho Federal de Estatística e dos Conselhos Regionais. Além da organização legal e sindical, os estatísticos estão ainda agrupados em Sociedades Científicas que promovem encontros, congressos e que são também encarregados da divulgação de pesquisas e resultados na área de estatística.

Para se tornar um estatístico é necessário dominar uma série de disciplinas nas áreas de matemática, probabilidade, estatística e computação. Além, disso é necessário freqüentar as aulas prática feitas no Laboratório de Estatística do Departamento, cuja função é dar assessoria a projetos de pesquisas nas diversas áreas.

A profissão do Estatístico exige criatividade, boa base matemática, habilidade no uso de "softwares" e muita capacidade de interação com profissionais de outras áreas, já que freqüentemente o estatístico terá que trabalhar em áreas do conhecimento com as quais muitas vezes ele não manteve contato anteriormente. A Estatística é, por isso, uma profissão de desafio fascinante com mercado de trabalho em contínua expansão.

O Estatístico é requisitado pelas mais diversas instituições: Indústrias, Instituições públicas, Hospitais e instituições de pesquisa médica, Empresas de pesquisa de opinião e mercado, Bancos e companhias de seguro, etc.

Pretendemos com o ESPAÇO FISHER oportunizar a todos os interessados na ciência estatística, um ambiente de discussão, informação e divulgação da ciência estatística. Com isso acreditamos que este espaço é mais um veículo a serviço da formação de estudantes com visão critica e aprofundada da ciência estatística. Esperamos que este espaço seja aproveitado para discutirmos e aprofundarmos nossos conhecimentos sobre os temas e assuntos abordados em nosso curso. Esperamos receber indicações de links, artigos, crônicas, e-books, críticas, dicas de eventos, enfim toda informação que julgarem ser interessante para melhorar nossa formação. Vamos estreitar os laços de cooperação e estimular discussões sobre os temas: ciência estatística, epistemologia do método estatístico, ... Sejam bem-vindos ao nosso blog.

A coordenação do Curso desde já agradece sua participação.

Sejam bem-vindos!